Sobre o Festival



 
 


RAZÕES PARA SONHAR

FESTIVAL DE TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE

CALDAS NOVAS – GOIÁS – BRASIL

OUTUBRO 2013


O projeto que ora apresentamos, há muito consta de nossos sonhos de realizações. Em primeiro lugar pela riqueza de experiências acenadas por ele, a quem dele vier participar. Em segundo, pela possibilidade que nos será dada, a todos nós participantes, de mais uma vez irmos ao encontro da comunidade, de uma forma consequente, ratificando, assim, a vocação humanista da arte, principalmente a do teatro que é a de interferir efetivamente na construção de uma sociedade capaz de refletir sobre si mesma.

Além desta questão fundamental, é sedutor ver como o teatro desde seus primeiros momentos liga-se a realidade do povo e nela colhe a moção para repensar seu caminho. O teatro é uma inquietante expressão artística pela sua estrutura plástico-rítmica, natureza sincrética e em razão de seu modo transitório de vir à luz. É profunda sua pulsação com a vida e com a vasta atividade humana, em trânsito por essência, justificando, por isso mesmo, a forte atração que exerce sobre quem é agraciado com a sorte de presenciar a constituição de seu universo.




IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO


Nome do Projeto: RAZÕES PARA SONHAR – Festival de Teatro para Infância e Juventude
Proponente: Raquel Cristina Bittencourt
Realização: Anthropos Companhia de Arte e Trilhas da Cultura
Apoio Cultural: Prefeitura de Caldas Novas, Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caldas Novas, Secretaria de Cultura de Caldas Novas.
Apoio Institucional: Governo do Estado de Goiás - Lei Estadual de Incentivo à Cultura - Lei Goyazes
Patrocínio: BELCAR Caminhões
Promoção: Ponto de Cultura Expressão da Liberdade




DESCRIÇÃO GERAL DO PROJETO




Idealizado pela produtora cultural Raquel Bittencourt, Razoes para Sonhar é um projeto de valorização da arte como uma instância importante e fundamental para o desenvolvimento das capacidades cognitivas de sociabilidade, conhecimento e criação de crianças e jovens de nossa comunidade. Em sua primeira edição O festival privilegia a linguagem teatro e suas articulações interartísticas com a música, a dança e o circo.

Razões Para Sonhar é um Festival de Teatro que ocorrerá entre os dias 08 a 12 de Outubro de 2013 na cidade de Caldas Novas envolvendo a realização de 8 apresentações artísticas, 2 oficinas de iniciação artística para a comunidade e 01 curso de capacitação para educadores. Com a com temática direcionada para a Infância e Juventude o Festival visa de sensibilizar e desencadear ações eficazes e dinâmicas capazes de despertar e envolver principalmente a comunidade jovens e crianças em processos culturais nos quais a criação, a discussão, a imaginação e a fantasia estejam presentes e contribuam para a construção de instrumentos de transformação da realidade. O Festival pretende desenvolver Atividades de democratização da cultura como forma efetiva de transformação social facilitando a participação da comunidade, incentivando a sua organização com autonomia e soberania, possibilitando a produção, livre circulação e o livre acesso aos bens culturais. O projeto promove compatibilização do potencial criativo dos artistas e da sociedade com um processo cultural que estimule relacionamento entre as diversas realidades sociais para dar visibilidade à diversidade cultural dos variados agrupamentos sociais da cidade. O Festival é organizado em duas ações: Programação Artística e Programação Educativa.





FICHA TÉCNICA



Direção Geral: Raquel Bittencourt

Direção Artística: Constantino Isidoro Filho

Produção Geral: Robson Parente

Produção Executiva: Pedro Vilella,

Assistente de Produção: Gisele Andraus

Coordenação Técnica: Rodrigo Horse

Coordenação das Oficinas Artísticas: Tom Rocha

Assessoria de Imprensa: Larissa Mundim

Identidade Visual: Marcus Lotufo

Registro Fotográfico e Audiovisual: Lizandra Olavrak



Realização:

Anthropos Cia de Arte

Prefeitura de Caldas Novas

Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caldas Novas

Secretaria de Cultura de Caldas Novas

Trilhas Da Cultura



Apoio Institucional:

Governo de Goiás

Lei Estadual de Incentivo à Cultura - Lei Goyazes



Patrocínio:

Belcar Caminhões


Promoção:

Ponto de Cultura Expressão da Liberdade


Nenhum comentário:

Postar um comentário