quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Último Tipo- O Treco da Pata Choca

Em meio a uma explosão, animais fogem de algo caótico. Um ovo rola e uma figura humana que passava por ali se apossa dele. Logo após, uma pata vem grasnando aos quatro cantos em busca do ovo perdido. Vários animais se envolvem nesta busca e cada personagem traz um objeto consigo, sem saber do que se trata, mas com a necessidade de levá-lo a algum lugar.
Neste espetáculo, a música é totalmente ao vivo. Acompanhados por violão, teclado e percussão, os atores convidam a plateia a mergulhar no universo da imaginação. As 10 músicas, compostas especialmente para a montagem, alinhavam a história, que tem início com uma explosão e um ovo que rola até o centro do palco. A ideia é mostrar a interferência que cada ser vivo exerce no ecossistema.
Entre os personagens estão a pata, a minhoca dorminhoca, a tartaruga gari-soldado, o cavalo-marinho e o cavalo magrinho, que promovem um desafio musical, o bicho preguiça, que observa tudo e todos, e uma libélula desesperada atrás de sua filha que sumiu. Com a ajuda dos elementos Água, Ar, Fogo e Terra, os personagens irão interferir e construir um ecossistema, mesmo sem saber disso, dando assim suporte para o ninho da pata.
No cenário, um painel interativo com nove quadros feitos com camisetas usadas será iluminado conforme o desenrolar da história. Uma alegoria cilíndrica fixada em prancha com rodinhas irá se deslocar durante as cenas dando suporte aos atores que utilizam diversos objetos cênicos.
Os figurinos foram confeccionados com retalhos, espumas, mangueiras, papel e materiais bastante inusitados, como mola de toldo, vitrola, gaiola, etc. Os trajes são coloridos, de notável riqueza visual.
Um trabalho com o tema voltado à ecologia é uma consequência natural do caminho que o grupo vem trilhando desde sua criação, ainda mais atualmente, quando as questões sobre o meio ambiente estão ocupando cada vez mais espaço.









Dia 09 de outubro, as 8:30h
Local: Centro de Convenções- Caldas Novas- GO

Duração: 50 minutos                       
Censura: Livre
Classificação Indicativa: Infanto-juvenil. De 7 a 12 anos.

O grupo
Com uma trajetória bem-sucedida, o Último Tipo, criado em Goiânia há 25 anos e radicado em Campinas há 17, já soma um extenso repertório de peças que misturam música e teatro de forma inusitada e poética. O bom humor, a interatividade e a irreverência também são marcas fundamentais do grupo, que tem no seu espírito o teatro mambembe e o clown, fazendo frequentemente espetáculos de rua e apresentações itinerantes à moda dos trovadores medievais.
Acompanhados por um violão e percussão, Déo Piti, Jara Carvalho, Lóra Brito e Velú Carvalho têm nos arranjos vocais sua base. A percussão inclui instrumentos inusitados, como espátula de pedreiro, suporte de toalhas, concha de cozinha, cabaças, chocalhos de bebê, chaves velhas, dentre outros. O grupo tem como referências musicais o Grupo Rumo, Arrigo Barnabé, Mutantes, Premeditando o Breque, Itamar Assumpção, Hermeto Pascoal, dentre tantos outros.
Os figurinos exóticos e os cenários são confeccionados com materiais recicláveis, como cartões telefônicos, garrafas pet, discos de vinil e tudo o que a criatividade permitir, o que se tornou uma marca do grupo em seus 25 anos de existência.
O Último Tipo já se apresentou em 10 estados, em mais de 100 cidades diferentes, em espaços como teatros municipais, centros culturais, escolas públicas, festivais, além de diversas unidades de Sesc e Sesi.
Hoje tem 10 espetáculos em seu repertório, sendo 6 infantis, 3 adultos e um de carnaval, para todas as idades. Mas, em toda a sua trajetória, já montou 25 espetáculos. Gravou um CD e um DVD, além de ter dois CDs sendo gravados atualmente.
O grupo já ganhou mais de 30 prêmios com diversos espetáculos, músicas e clipes, além de ter sido contemplado com fundos de investimento municipais e patrocínios de diversas empresas. 

                                                      Ficha Técnica

Elenco
Lóra Brito: Terra, Tartaruga e Preguiça
Velú Carvalho: Fogo e Pata Choca
Jara Carvalho: Ar e Cavalo Magrinho
Déo Piti: Água, Cara de Pau e Cavalo Marinho

Direção: Déo Piti
Cenário, Objetos, Concepção e Roteiro: Último Tipo
Preparação Corporal: Juliana Couto
Iluminação: André Salvador







Nenhum comentário:

Postar um comentário